LIVRO: O menino dos Copos de Leite
AUTOR: Abrahão Francisco da Costa Filho
EDITORA:
Chiado Editora
PÁGINAS:
26
ANO:
2014


SINOPSE: Um conto maravilhoso que narra a história de uma família que na simplicidade e humildade conheceu e viveu sentimento belíssimos como o amor, a união, o respeito, a saudade, e soube verdadeiramente cultivar a felicidade. Nas coisas simples, nos pequenos detalhes, nas grandes emoções a família do menino Pedro soube valorizar o que a vida tem de melhor. O MENINO DOS COPOS DE LEITE é um conto fascinante que com certeza emocionará o leitor, revelando em cada linha a grandeza das coisas simples.
Da simplicidade às lágrimas

        Poesia em forma de prosa. O conto “O menino dos copos de leite” é belíssimo. Me senti dentro da história, conhecendo Pedro e sua família que moravam num lugar pacato, típico das histórias do campo e de lugares em que a natureza é a protagonista. Confesso que derramei algumas lágrimas num ponto culminante da narrativa, mas comecemos pelo inicio! E que inicio! Como não amar uma história que, no começo, já tem uma frase assim:

Moravam ali apenas três pessoas, ou melhor dizendo, quatro; Pedro Antônio, Maria sua mãe, seu pai Júlio e a felicidade. p.5
         Ah mas isso é muito clichê, Ingritt! Você me acusaria, porém eu já te responderia na lata “só porque a felicidade mora na casa, não quer dizer que ela acorda todos os dias bem humorada!” Às vezes acontece de ela não querer dar as caras na cozinha para tomar um café com leite, eu acho isso super normal! Mas enfim, já estou me alongando, o que eu quero mesmo dizer, é que acho poético, lindo de se ler um livro que tem a felicidade como parte da obra, quase uma personagem. E não para por aí, Abrahão, escritor do conto, faz aquelas descrições lindas, cheias de detalhes, que nos fazem imaginar com muita nitidez o cenário e os sentimentos das personagens.


 
Ao longe, ao passar pela estrada, podia-se ver aquelas casinhas, tão miúdas aos olhos do viajante, mas que davam um tom de beleza diversificado a paisagem que as cercava. A fumaça no alto do telhado vinda de um fogão a lenha anunciava uma mistura coerente, casa, natureza, muita vida e muitos sonhos. p.5
         Bom, falemos então do enredo! Simples e tocante, no conto conhecemos alguns momentos da infância de Pedro, descobrimos que ele tem aquela avó doce e que lhe ensinou a ler e escrever, que lhe conta histórias lindas com um brilho carinhoso nos olhos que refletem um neto maravilhado e preso as narrativas. Júlio e Maria são apresentados a nós como um casal vinte, daqueles raros mesmo. O avó de Pedro, um senhor trabalhador e gente fina. Após construir de uma maneira ímpar cada personagem enquanto vai contando o que sucedeu para que sua personalidade se mostrasse, chegamos ao clímax da história. Uma tragédia, que diga-se de passagem, trouxe-me lágrimas aos olhos. 
       Essa tragédia muda completamente a vida de Pedro e sua família. Um fim que te deixa seriamente com vontade de quero mais. Não me contive e na mesma manhã após a noite em que li, enviei um e-mail ao autor, perguntando o que havia acontecido? Eu por acaso havia recebi somente uma parte do livro? Ao que fui respondida com um não. Que aquele era o fim daquele conto. Mas que, ele já estava providenciando novos capítulos dessa história linda! Fiquei aliviada e contente! E você, não ficou curioso para ler? Espero que essa resenha tenha lhe ajudado!

 Por fim, agradeço a oportunidade que o autor Abrahão F. C. Filho deu-me ao enviar o livro.
Caso se interesse pelo livro pode encontrar o autor nos seguintes links:

https://m.facebook.com/escritor.abrahaofilho/
https://www.instagram.com/abrahaofilho.escritor/


8 Comentários

  1. 👏👏 parabéns pela resenha..perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler muitos contos, mas esse me interessou.
    Parabéns pela resenha e pelo blog

    anaestrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótima resenha ❤
    Dá uma passadinha lá no meu blog http://devorandoletrasoficial.blogspot.com.br/?m=1 desde já obrigada 😉😘

    ResponderExcluir
  4. Parabéns adorei sua resenha muito bem estrutura. Se puder de uma passadinha em meu blog http://mundodasue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei a resenha, quero muito ler esse livro 😍

    Www.poraodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Você escreve muito bem <3

    ResponderExcluir